Conferencist

Gabriel Kaplún | Otto Benavides | Monica Fantin | Dulce Márcia Cruz
Andréa Brandão Lapa | Edmea Santos | Maria Luiza Oswald
Luiz Felipe Zago | Mariana Pícaro Cerigatto | Alexandre Meneses Chagas

Gabriel Kaplún (Universidad de la República de Uruguay – UR)
Es comunicador, Magíster en Educación y Doctor en Estudios Culturales Latinoamericanos. Docente e investigador de la Universidad de la República de Uruguay, Profesor Titular de la Facultad de Información y Comunicación, coordinador del grupo de investigación AlterMedia (Alternativas Mediáticas), del Observatorio de las Profesiones de la Comunicación y de los Indicadores de Desarrollo Mediático de Unesco para Uruguay. Integra el Sistema Nacional de Investigadores de Uruguay (Nivel II). Fue Director de la Licenciatura en Ciencias de la Comunicación (2008-2013) y del Instituto de Comunicación (FIC-UdelaR, 2013-15) Docente invitado de otras universidades latinoamericanas y europeas. Consultor de organizaciones sociales, empresas, organismos gubernamentales y no gubernamentales en temas de comunicación educativa y organizacional, comunicación para la salud, educación de adultos, educación popular. Integró la Comisión Nacional de Televisión Digital (2007), presidió el Comité Técnico Consultivo para la Ley de Medios (2010) e integra la Comisión Honoraria Asesora de los Servicios de Comunicación Audiovisual. Integró el Consejo de la International Association for Media and Communication Research (IAMCR, 20008-12) e integra el Consejo Directivo de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC) como Director Científico (2014-18).

Ha escrito numerosos artículos y varios libros en temas de su especialidad. Entre otros: Cursos y discursos. Comunicación y formación sindical en Uruguay (1999), Educación, comunicación y cambio (2002), Aprender y enseñar en tiempos de internet (2005), ¿Educar ya fue? Culturas juveniles y educación (2008), Políticas, discursos y narrativas en comunicación (org. 2011), La violencia está en los otros: la palabra de los actores educativos (org., 2012), ¿Qué radios para qué comunidades? (ed. 2015).

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Otto Benavides
Emeritus Associate Professor
Past Director
Instructional Technology and Resource Center
NASA Educator Resource Center
Kremen School of Education and Human Developmen
Ex-diretor do Centro de Recursos e Tecnologia Instrucional da Escola Kremen de Educação e Desenvolvimento Humano e do Centro de Recursos para Educadores da NASA. Ele é um corpo docente emérito do Departamento de Currículo e Instrução, Senador Universitário e Senador da Universidade Estadual da Califórnia – ASCSU. Otto foi presidente do Comitê de Tecnologia da Informação Acadêmica e membro de vários comitês de campus. Otto foi professor assistente na Faculdade de Educação da Universidade de Memphis, onde foi coordenador do Centro de Mídia da Faculdade de Educação e responsável pelo planejamento e implementação de tecnologia. Também ensinou audiovisual, design instrucional e outros cursos de tecnologia instrucional no nível de graduação e pós-graduação. Otto Benavides trabalhou no Shelby State Community College em Memphis, Tennessee. Ex:Diretor Assistente do Centro de Mídia Instrucional. Ajudou o corpo docente em vários departamentos acadêmicos e, em particular, nas áreas da Allied Health, com design de curso e espaço clínico. Ele também ministrou cursos de produção de TV e audiovisual. Ele foi Conselheiro de Alunos Internacionais e representante do Community College International Consortium.
Recebeu o Prêmio de Serviço Comunitário em Esforços de Relacionamento Humano da Conferência Nacional de Cristãos e Judeus em 1988. Ex-Presidente do Conselho de Memphis para Visitantes Internacionais. Ele foi reconhecido como um Apple Distinguished Educator em 1999. Em abril de 2000, foi premiado como laureado pelo Smithsonian Institution Computerworld Award Program. Ele foi o Líder de Educação da Adobe em 2009. Foi Presidente do Comitê de Direção do Festival Internacional de Mídia para Estudantes (ISMF) da Associação para Comunicações Educacionais e Tecnologia – AECT. Foi membro do Conselho da AECT – Fundação ECT. Foi membro do Conselho da AECT – Fundação ECT. Professor Benavides é ex-presidente do ICEM – Conselho Internacional para Mídias Educacionais, uma organização com sede em Viena, na Áustria. Especialidades: integração de tecnologia, produção de vídeo, planejamento de tecnologia, comunicações internacionais e redes.

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Monica Fantin
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina com Estágio no Exterior, na UCSC, Milão, Itália. Realizou Pós-Doutorado em Estética no Departamento de Filosofia da Università Cattolica del Sacro Cuore, Milano. Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, atua no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação, Linha de Pesquisa Educação e Comunicação. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte, UFSC/CNPq, tem experiência na área de educação, com ênfase no campo da infância, cultura lúdica, mídia-educação, formação de professores. No âmbito das atividades acadêmicas articula ensino, pesquisa e extensão a partir dos temas: mídia-educação, cultura digital na escola, infância, cinema e mediações culturais, processos de ensino-aprendizagem e dimensão estética na formação. Desenvolve atividades em parceria com o Centro di Ricerca sullEducazione ai Media e allInformazione (CREMIT) e participa da Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigacion (ALFAMED).

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Dulce Márcia Cruz
Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), Universidade Aberta do Brasil e no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação (CED). Líder do Grupo de Pesquisa EDUMÍDIA: Educação, Comunicação e Mídias no CNPq. Pesquisa na área de Educação e Mídias, na interface entre a Comunicação, a Educação e a Linguagem: Letramentos. Games e educação. Formação docente para as mídias digitais no ensino presencial e a distância. Linguagens e narrativas na cultura digital. Processos, práticas de produção e análise dos gêneros digitais. Graduação em Comunicação Social (RTV) pela Fundação Armando Álvares Penteado (1980), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Bolsista Fulbright/Capes durante o doutorado-sanduíche no Departamento de Radio/Television/Film – Universidade do Texas, EUA (1998). Bolsista da Bieschöfliche Aktion Adveniat na Universidade de Navarra, Espanha (1982) e da JICA, na NHK TV, Japão (1984). Foi professora do Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e do Curso de Comunicação Social da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Tem experiência profissional em TV como produtora, diretora, roteirista e editora de telejornais na TV Cultura de São Paulo e RBSTV.

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Andréa Brandão Lapa
Possui graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Information Science (Sanduíche) – City University (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, formação de professores, formação crítica, mídia-educação e docência na ead.

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Edmea Santos
Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutorada em Educação pela UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela UAB-PT. Professora adjunto da Faculdade de Educação da UERJ. Atua no PROPED – Programa de Pós-Graduação em Educação. Linha de Pesquisa: “Cotidianos, redes educativas e processos culturais”. Líder do GPDOC – Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Coordenadora do GT 16 “Educação e Comunicação” da ANPED, membro (atualmente vice-presidente na gestão de 2018-2020) da diretoria do Conselho Cientïfico Deliberativo e da ABCIBER – Associação de Pesquisadores em Cibercultura. Chefe da linha de pesquisa “Cotidianos , redes educativas e processos culturais” do PROPED/UERJ. Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores. Áreas de atuação: educação e cibercultura, formação de professores e pesquisadores, informática na educação, educação online, EAD, currículo, didática, pesquisa e práticas pedagógicas.

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Maria Luiza Oswald
Possui graduação em Curso de Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Educação (1989) e doutorado em Educação (1997) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, aonde atuou como professora assistente na graduação (1986-2004) e no programa de pós-graduação (1998-2004). É Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 1996, tendo ingressado no Programa de Pós-Graduação em Educação desta instituição em 2004. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: produção cultural de crianças e jovens, educação e mídia, educação e cibercultura, cibercultura e formação de professores. Coordena atualmente o Projeto: “Educação e contemporaneidade: crianças, jovens e redes educativas”. É líder do Grupo de Pesquisa ” Infância, Juventude, Educação e Cultura”/IJEC (http://www.gpijec.com). É bolsista do Programa Prociência UERJ/FAPERJ desde 2005.

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Luiz Felipe Zago
Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Pedagogias e Políticas da Diferença, e Professor do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Luterana do Brasil (Campus Canoas). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da mesma instituição. Editor-gerente da Revista Textura. Graduado em Comunicação Social pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), Mestre (2009) e Doutor (2013) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRGS na Linha de Pesquisa em Educação, Sexualidade e Relações de Gênero. Suas áreas de interesse são relações de gênero, corpo, sexualidade, Direitos Humanos, produção de subjetividades, mídia radical alternativa, produção social do ódio/violência e ética.

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Mariana Pícaro Cerigatto
É jornalista, mestre em Televisão Digital e doutora em Ciência da Informação pela Unesp de Bauru, São Paulo. Atualmente se dedica a pesquisas de media e information literacy, habilidades digitais na cibercultura, multiliteracias, leitura crítica da mídia e semiótica.

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Alexandre Meneses Chagas
Doutor em Educação, PPED/Universidade Tiradentes. Pós-graduado em Docência e Tutoria em EAD; e com graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Tiradentes. Atua desde 2002 na educação a distância da UNIT como supervisor de conteúdos midiáticos, na elaboração e produção de material para EAD. Editor Gerente do Portal de Periódicos do Grupo Tiradentes com 14 revistas, especialista em sistema de submissão SEER (OJS) e processo editorial de periódicos e livros. Suas áreas de interesse são: comunicação, tecnologias educacionais, redes sociais digitais, cibercultura e produção de conteúdo para EAD. Participa do Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação e Sociedade – GECES.

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