Panelists

António Nóvoa   |    Fernando Albuquerque Costa   |    Vani Kensky
Margarita Victória Gomez    |    Dênia Falcão de Bittencourt    |    Francislê Neri de Souza
Anna Penido     |    Saulo Faria Almeida Barretto

António Nóvoa (Portugal)
É Reitor Honorário da Universidade de Lisboa, instituição da qual foi Reitor entre 2006 e 2013.

É Doutor em Ciências da Educação (Universidade de Genebra) e Doutor em História (Universidade de Paris IV).

É Professor Catedrático e autor de mais de 200 trabalhos publicados em 15 países. O seu trabalho incide sobre os professores e a sua formação, a história da educação e a comparação das políticas educativas.

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Fernando Albuquerque Costa (Portugal)
É doutorado em Ciências da Educação e licenciado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, onde foi docente e investigador entre 1988 e 2009. A partir de 2010 exerce funções de Professor Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa onde itegra o Grupo de Investigação Educação, Tecnologia e Sociedade da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação. Tendo trabalhado desde o início da atividade académica na área do Currículo e da Avaliação, dedicou-se, a partir de meados dos anos 90, às questões mais diretamente relacionadas com a utilização das tecnologias digitais em contexto educativo. Integrou o Conselho Científico do Observatório do Plano Tecnológico da Educação, da Universidade Católica Portuguesa, e foi responsável pela criação e manutenção do Portal Aprender Com Tecnologias, um portal pioneiro dedicado, entre 2002 e 2009, às questões relacionadas com a utilização das TIC para fins educativos.

Coordenou a nível nacional diferentes projetos europeus nesta área, nomeadamente os projetos PEDACTICE (1997-2000), sobre avaliação de software multimédia educativo, IPETCCO (2001-2004), sobre inovação das práticas pedagógicas, DIGIFOLIO (2005-2008), sobre portefólios electrónicos e desenvolvimento profissional de professores, TACCLE2 (2011-2014), dedicado ao desenvolvimento de recursos e materiais de suporte à atividade dos professores para estímulo da aprendizagem com tecnologias. Para o Ministério da Educação de Portugal coordenou a equipa interuniversitária responsável pelo estudo sobre as Competências TIC de docentes e não docentes (2008/2009), a equipa de especialistas responsável pela elaboração das Metas de Aprendizagem na área das TIC (2010) e o Ensino a Distância para a Itinerância (2010-2013). Mais recentemente, coordenou o Projeto escol@digit@l (2012-2015), um projeto de investigação-ação com o propósito de compreender os processos de mudança em direção a uma escola do Século XXI. Informação mais detalhada sobre os seus projetos de investigação e de intervenção, bem como da sua produção científica nas suas áreas de investigação está acessível em http://aprendercom.org/comtic/.

Tem várias obras editadas e dezenas de artigos publicados sobre a problemática do ensino e da aprendizagem com tecnologias e da formação de professores nessa área. É diretor-adjunto e cofundador da Revista Educação, Formação e Tecnologias e integra os corpos editoriais de outras revistas científicas, como a Digital Education Review ou a E-Curriculum. Coordena o Curso de Mestrado em Educação, especialização em Educação e Tecnologias Digitais e é responsável por diferentes disciplinas relacionadas com tecnologias e aprendizagem na Licenciatura em Ciências da Educação e nos Cursos de Mestrado e de Doutoramento em Educação, na área das Tecnologias em Educação.

Presentemente coordena o Projeto LIDIA (Literacia Digital de Adultos), um projeto que nasce do Prémio atribuído pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (Rede TIC e Sociedade) à proposta de extensão do trabalho desenvolvido no seio do Projeto TACCLE2. O prémio permitiu estender o trabalho realizado para formadores que trabalham com adultos e visando a inclusão digital destes últimos. Todos os recursos criados estão disponíveis em acesso aberto a partir da Biblioteca de Atividades Online (BAO).

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Vani Kenski Vani Kensky (SP)
Mestre e Doutora em Educação. Licenciada em Pedagogia e Geografia. Vice-presidente da ABED (Associaçao Brasileira de Educação a Distância), gestão 2015-2019. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP). Diretora da SITE Educacional Ltda. Pesquisadora do CNPq (bolsista Pq). Foi responsável pelo Design Instrucional do curso de Licenciatura em Ciências da USP(2011/2015). Criadora e ex-Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Design Instrucional do SENAC/SP e da UFJF. Ex-professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade de Brasília (UnB). Membro do Conselho Editorial das revistas Educação e Sociedade (CEDES) , Linhas Críticas (UnB), Educação e Linguagem (UMESP) e Kairos (PUCSP). Ex-Diretora da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância); ANPAE (Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação) e ex-Coordenadora do GT – Educação e Comunicação – da ANPED (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação).

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Margarita Victória Gomez Margarita Victória Gomez (SP)
É Graduada em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Rosario, Argentina, com Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), na área de concentração: Cultura, Organização e Educação. Fez seus pós-doutorados em: Ciências Humanas, na área de educação e saúde estudando o uso da simulação na formação docente (FMUSP), e outro no Centro Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PACC/UFRJ) sobre Estudos culturais e os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) na universidade aberta. Pesquisadora e coordenadora dos cursos online (1998-2008) oferecidos Instituto Paulo Freire no Campus Virtual do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO). É Pesquisadora do Grupo “Formación de Educadores” da Universidade Distrital de Bogotá, Colômbia; professora convidada na Universidade de Guadalajara, Mx. e pesquisadora no Centro Avançado de Cultura Contemporânea (PACC). Também, ministra cursos, palestras, assessorias sobre educação em rede, formação, tecnologias e fundamentos da educação pela Virtus Educação. Dentre suas publicações, destacam-se os livros: Pedagogia da virtualidade (Loyola, 2015); Educação em rede- uma visão emancipadora (Cortez).

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Dênia Falcão de Bittencourt (SC)
Doutora em Educação USP, SP. Mestre em Engenharia de Produção UFSC, SC. Psicóloga PUCRS, RS. Diretora na IPE – Inova Práticas Educacionais, SC; como sócia da PEIn – Práticas Educacionais Inovadoras oferece em docência online independente o Curso Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais; é consultora em EAD em instituições de ensino superior; e professora pesquisadora UAB no NUTEAD/UEPG, PR. É pioneira no Brasil na criação de cursos a distância online (EAD virtual). Atuou em diversos projetos relacionados com pesquisa, inovação, educação, tecnologias digitais, aprendizagem e desenvolvimento humano. Possui experiência: na criação de universidades virtuais, sistemas de gestão do conhecimento e da aprendizagem; em educação corporativa; desenho de metodologias e gestão pedagógica em sistemas de educação a distância; formação de professores e técnicos para educação a distância e híbrida; criação de conteúdos como professora autora; concepção e desenvolvimento de conteúdos para as diversas mídias e áreas de conhecimento, como design instrucional; pesquisa, avaliação e validação de projetos de educação. Entre as instituições que já atuou destaca: SIEMENS/RS; UFSC, FURB, UDESC, UNISUL, e SENAI/SC; UEPG/PR; Rede UVB/SP, MG, RN, MS, RJ, ES, PA; Newton Paiva/MG; USP e SENAC/SP; UNIT/SE; UNIGRANRIO/RJ; ASCES/PE; IGLU/OUI/Região Brasil; UNALM /Lima/PE.

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Francislê Neri de Souza
Pós-doutoramento em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) aplicados ao Ensino de Ciências (2008), é doutor em Didática em Ciência (2006) com ênfase em Educação da Química, mestre em Química Quântica Computacional (1998), Licenciatura em Química (1995). Ele é membro do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores – CIDTFF na Universidade de Aveiro – Portugal, onde também orienta estudantes de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento nas suas áreas de especialidade. É conferencista em vários temas, especialmente sobre metodologias de investigação qualitativa e quantitativa, educação em ciência, questionamento, argumentação e flexibilidade cognitiva. Sendo um dos autores do software de análise qualitativa ? WebQDA®; gestão e orientação de projetos de investigação – IARS®, competências de questionamento e argumentação – ArguQuest®, flexibilidade cognitiva – FlexQuest®, e mapeamento das tecnologias da comunicação no ensino superior U-TRACER®. É Editor fundador do Internet Latent Corpus Journal. Ele também é consultor, autor de artigos, relatórios, livros e capítulos de livros no campo da aprendizagem ativa, questionamento, metodologia da investigação, Educação em Química, TIC, formação de professor eLearning. Membro de diversas sociedades cientificas, laboratórios e grupos de investigação.

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Anna Penido
É Diretora do Instituto Inspirare. Jornalista formada pela UFBA, com especialização em Direitos Humanos pela Universidade de Columbia e em Gestão Social para o Desenvolvimento pela UFBA. Em 2011, participou do programa Advanced Leadership Initiative da Universidade de Harvard. Trabalhou como repórter para o jornal Correio da Bahia e para as revistas Veja Bahia e Vogue. Integrou as equipes da Fundação Odebrecht e do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia. Fundou e dirigiu a CIPÓ – Comunicação Interativa, da qual é conselheira. Coordenou o escritório do UNICEF para os Estados de São Paulo e Minas Gerais. É fellow Ashoka Empreendedores Sociais e líder Avina.

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Saulo Faria Almeida Barretto
É Pesquisador Associado e co-Fundador do IPTI, onde é o responsável pela função de relacionamento institucional e novos negócios no IPTI. Formado em Engenharia Civil, pela Universidade Federal de Sergipe, obteve título de mestre e doutor em Estruturas, pela Universidade de São Paulo, com passagens pela Technische Universität Braunschweig (Alemanha) e Columbia University (Estados Unidos). Os temas de pesquisa e desenvolvimento com os quais o Dr. Saulo Barretto tem atuado recentemente referem-se à relação entre educação e as novas tecnologia da informação e comunicação e ao emrpego de redes de conhecimento como meio de promoção social e econômica.

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