2º Simpósio de Educação e Comunicação – 2011
RELAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS
TÍTULO | AUTOR(ES) |
A aprendizagem no Second Life: possibilidades e dificuldades | Alexandre Meneses Chagas Lívia Lima Lessa |
A educação para a mídia e a revisão do mito midiatico | Rafael Mota Ronaldo Nunes Linhares |
Construção identitária mediada pelas tecnologias: do presencial a EAD | Angelica Piovesan Fabricia Borges |
NTIC e educação: web 2.0 | Max Augusto Franco Pereira Lucas Pazoline da Silva Ferreira |
Tecnologias da informação e comunicação na EAD. qual o papel do professor e do aluno neste contexto? | Alexandre Meneses Chagas Lívia Lima Lessa |
Projeto piloto- um computador por aluno (UCA) Barra dos Coqueiros: cidade na era da inclusão digital | Soraya Cristina Pacheco Meneses Simone de Lucena Ferreira |
Gilson Amado e a educação a distância no Brasil: a TV educativa ou o “educandário da multidão brasileira” | Raylane Andreza Dias Navarro Barreto Alice Angela Thomaz |
Nascidos em bordéis e as várias vozes na representação do real | Maria Salete Peixoto Gonçalves Fabricia Teixeira Borges |
“Nascidos em bordéis”: o documentário à luz da educomunicação | Jessica Gonçalves de Andrade Giovana Scareli |
A educação a distância na unit: Análise da experiência do curso de letras portugûes | Miguel André Berger Andréa Karla Ferreira Nunes |
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES E NORMAS DE PARTICIPAÇÃO
Envio de trabalhos até 30/09/2011
PAINÉIS TEMÁTICOS
- 14/07 a 30/09/2011 período para inscrição de trabalhos nos painéis temáticos
- Os painéis farão parte dos Grupos Temáticos (GT). Por isso ao enviar o trabalho o autor deverá identificar para qual GT o trabalho se destina.
- Cada painel terá no mínimo 03 e máximo 05 trabalhos, sendo que cada participante poderá inscrever apenas 01 trabalho.
- Os painéis que não atingirem o número mínimo de comunicações estão sujeitos à fusão com outras mesas temáticas análogas que estejam incompletas ou em situação semelhante
- Cada inscrito deverá escolher um único GT (ver Normas gerais para inscrição de trabalhos nos painéis) e enviar uma única proposta de comunicação. Cada comunicação pode ter no máximo 02 autores e ambos devem pagar a taxa de inscrição. As fichas de inscrição incompletas serão descartadas automaticamente. A Comissão Organizadora, por sua própria iniciativa ou por sugestão de coordenador das mesas, poderá – sempre em comum acordo com os coordenadores – promover a realocação de trabalhos entre as mesas
- Os resultados das comunicações aceitas serão divulgados neste site. Os textos finais, para publicação nos Anais do 2º Simpósio Educação e Comunicação deverão ser encaminhados a Coordenação do Evento no e-mail seminarioregional@unit.br. Os textos integrais devem ser redigidos em modelo fornecido pela Coordenação do evento (as normas encontram-se abaixo). Textos em outros formatos e com outras formatações não serão publicados. Em caso de ausência, a comunicação não poderá ser lida por outras pessoas, nem será publicada nos Anais, mesmo que a taxa de inscrição já tenha sido paga.
- No caso de mais de um autor, é possível que apenas um compareça ao evento; contudo, ambos os autores devem realizar inscrição no evento e pagar a taxa referente a ‘autor com publicação’. Autores de comunicação receberão certificado específico desta categoria, entregues após as apresentações nas Mesas Temáticas, e terão seu texto integral publicado nos Anais eletrônicos do 2º Simpósio Educação e Comunicação desde que aprovados pela Comissão Cientifica.
- Os certificados de participação no Simpósio serão entregues no último dia do Evento. Em hipótese alguma remeteremos certificados via correio.
PÔSTER
- Comissão Organizadora do Congresso irá selecionar 20 trabalhos de pesquisa no formato de pôster para apresentação nos dias 25/10/2011 das 14h às 15h
- Serão apresentados 10 trabalhos por dia no Bloco D Campus Farolândia.
- Esta modalidade é destinada a graduandos desenvolvendo pesquisas no campo da Educação e Comunicação e áreas afins
- Para inscrição na Sessão de Pôsteres, o proponente deve realizar a inscrição no evento e enviar um resumo contendo: o título com até 200 caracteres (com espaços) e o resumo até 1300 caracteres (com espaços) informando os objetivos, metodologia e resultados da pesquisa. O texto deverá ser escrito com fonte Times New Roman número 12. O número de proponentes para o Pôster será no máximo dois.
- Cada Pôster deverá medir 90 x 60 cm e apresentar a identificação do(a) proponente(a); a instituição; o(a) Professor(a) orientador(a), e o título do Pôster.
- O Pôster deverá, obrigatoriamente, ser fixado e retirado pelo proponente no dia e local definidos. É responsabilidade do proponente verificar estas informações na página do evento.
- Os resumos dos Pôsteres serão avaliados pela Comissão Científica para fins de exposição no evento. Caso o trabalho não seja recomendado, o proponente terá sua inscrição automaticamente convertida para a categoria de ouvinte. Não haverá devolução do valor de inscrição.
- O período para a inscrição dos pôsteres vai de 14/07 a 11/09/2011. Os Pôsteres selecionados e o dia da apresentação serão divulgados na página do evento no dia 30/09/2011.
- Para fins de obtenção de certificado, pelo menos um dos autores do trabalho deverá permanecer junto ao Pôster, durante todo o tempo da Sessão, para responder às questões dos interessados.
NORMAS GERAIS PARA A INSCRIÇÃO DE TRABALHOS NOS PAINÉIS
Os trabalhos deverão estar digitados em português e ser enviados somente pelo sistema on-line, seguindo o roteiro indicado neste site. A não obediência a estas regras implicará na recusa ou não apreciação do trabalho.
- · Papel tamanho A4
- · Letra: Times New Roman – Tamanho 12
- · Espaço entre linhas de 1,5
- · Margens 2,5
- · Os resumos devem seguir a seguinte formatação: sobrenome do autor (em negrito e maiúsculas), nome, instituição (entre parênteses), título (em itálico),texto, contendo no máximo 10 linhas, Times New Roman 11, espaço simples. Colocar até três palavras-chave após o resumo.
- · Os textos integrais devem apresentar o título em caixa alta e centralizado. Em parágrafo alinhado à direita, um espaço abaixo do título, devem vir o nome do autor e a respectiva instituição. O texto deve iniciar-se dois espaços abaixo do nome do autor. Os textos devem seguir as normas da ABNT para citações e referências.
Importante: Os trabalhos enviados ao comitê de avaliação do evento devem ser submetidos em forma de artigos científicos originais.
Os trabalhos deverão ter entre 8 e 12 páginas incluindo as referências
Obs. No momento da submissão, os trabalhos deverão estar no formato .pdf
Os pesquisadores residentes no exterior poderão enviar seus trabalhos escritos em português ou espanhol.
Os autores com artigo previamente aprovado devem inscrever-se no evento e comprovar o pagamento do boleto bancário, exceto os pesquisadores residentes no exterior que poderão quitar seu débito no início do congresso.
Somente serão apreciados os trabalhos para Painéis enviados pelo sistema acima indicado, dentro do prazo estabelecido, originais e pertinentes a um dos Grupos Temáticos do evento descritos a seguir:
GT 1 – Redes Digitais: novos espaços de encontro e de socialização.
GT 2 – Educação e Comunicação.
GT 3 – As Redes e os Sistemas de Educação à Distância.
GT 4 – Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação.
GT 5 – Mídias no Espaço Escolar: da gestão à pratica pedagógica.
Para esclarecer dúvidas quanto ao evento ou Grupo Temático para o qual pretende enviar o trabalho, entre em contato pelo e-mail seminarioregional@unit.br ou telefones (79) 3218-2100.
O trabalho só poderá ser proposto a um Grupo Temático. Por isso mesmo, é importante que o autor defina precisamente onde ele se enquadra. Em caso de envio para mais de um grupo, o trabalho poderá ser excluído do Simpósio.
Na hipótese de aceitação do trabalho para apresentação no evento, o autor estará outorgando, formal e graciosamente, ao GECES – o direito de reprodução nos arquivos virtuais do I Simpósio Regional de Educação e Comunicação e nos seus Anais (que serão distribuídos e comercializados, em CD-Rom, durante o evento ou posteriormente a ele).
Na hipótese de co-autoria, o(s) outro(s) autor(es) que desejar(em) certificado(s) e nominação no programa, inclusive professor(es) orientador(es), deverá(ão) estar regularmente inscrito(s) no congresso.
Para submissão de trabalhos em co-autoria o autor proponente deverá informar no sistema on-line o nº do CPF dos demais co-autores para que possa adicioná-los ao trabalho. O sistema somente aceitará a inclusão de nomes de autores inscritos no evento. Somente autores, professores e orientadores inscritos terão direito ao certificado e nominação no programa.
A taxa de inscrição no congresso assegura ao participante o direito de comparecer aos eventos, como ouvinte, debatedor ou como apresentador de trabalho. Na hipótese da apresentação de trabalho, o participante ficará condicionado ao julgamento de mérito feito pelos comitês acadêmicos que selecionam os trabalhos. O autor cujo trabalho for recusado pelo respectivo comitê de avaliação do mérito científico não terá direito de restituição da taxa de inscrição no congresso. Fica assegurada, nesse caso, a participação do autor como ouvinte ou debatedor em qualquer dos eventos programados, dentro do limite do espaço disponível nas salas onde se realizarão as atividades do Simpósio.