Conferencistas – 10º Simeduc

Ismar de Oliveira Soares   |  Pedro de Carvalho Pontual
José Cristian Goes | Eliana Sampaio Romão | Tricia Kress
Lígia Beatriz Carvalho de Almeida  |  Carolyn Wilson
Alexandre Sayad    |    Sônia Casillas
André Luiz Fidelis de Azevedo    |    Raul Marx Rabelo Araújo

Francisco de Assis Silva   |   Edmea Oliveira dos Santos
Márcia Marques | Pablo Boaventura Sales Paixão | Donaldo Pereira Macedo

Ismar de Oliveira Soares, Phd (ECA/USP, ABPEducom)

Professor Titular Sênior da Universidade de São Paulo. Bacharel em Geografia e Licenciado em História pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena, SP (1965). Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero (1970). Mestre (1980) e Doutor em Ciências da Comunicação (1986) pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado, em 2000, pela Marquette University Milwaukee,WI, USA. Jornalista responsável pela revista Comunicação & Educação, da ECA/USP, desde 1994 até a presente data. Coordenou, de 1996 a 2014, o NCE- Núcleo de Comunicação e Educação da ECA-USP. Promoveu, em 1998, em São Paulo, o I International Congress on Communicatiion and Education, reunindo 176 especialistas de 3 países, representando os cindo continentes. Pesquisador FAPESP, ressemantizou, em 1999, após pesquisa realizada junto a uma amostragem latino-americana, o neologismo Educomunicação para designar um campo emergente de intervenção social na interface comunicação/educação. Promoveu, em 2002, o Projeto Educom.TV (primeiro curso on line da USP, destinado à formação de dois mil professores do Estado de São Paulo, sobre o emprego da linguagem audiovisual na escola, sob a perspectiva da educomunicação). Promoveu, entre 2001 e 2004, o Projeto Educom.rádio (formação de 11 mil professores e alunos da rede municipal de ensino de São Paulo, para o uso educomunicativo das linguagens midiáticas no espaço escolar. Promoveu, entre 2006 e 2007, o projetro Educom.rádio-Centro Oeste, junto a 80 escolas de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, numa parceria com o MEC. Supervisionou,entre 2006-2012, a aplicação do Curso Mídias na Educação, do MEC, junto a professores da rede pública do Estado de São Paulo, responsável pela formação de 450 cursistas em nível de especialização (360 hs) e 6000 em nível de extensão (o projeto foi executado numa parceria com a UFPE). Presidiu, entre 2001 e 2009, a UCIP – Union Catholique Internationale de la Presse, com sede em Genebra, Suíça. Durante o período, promoveu congressos e atividades de formação para jornalisticas em países como: Tailândia, Canadá, Itália, Croácia, Nepal, Índia, Paquistão, Rússia,Tanzania, África do Sul, Kenya, Sri Lanka, Japão, Colômbia, Peru, Equador e e México. Membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, do Vaticano,de 2001 e 2009. Participa, desde 1980, da Equipe de Reflexão da CNBB – conferência Nacional dos Bispos do Brasil, tendo colaborado para a elaboração do Diretório de Comunicação da entidade (2013). Coordenou o Departamento de Comunicações e Artes da EC/AUSP por dois quatriênios (1998-2001 e 2009-2012). Coordenou a implementação da Licenciatura em Educomunicação junto à Escola de Comunicações e Artes da USP (2011), exercendo, atualmente, a função de Coordenador Pedagógico do curso. Atualmente, preside a ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação. Responsável pela realização dos Encontros Brasileiros de Educomunicação, numa iniciativa do NCE em parceria com a ABPEducom e outras instituições (o VI Encontro foi realizado no campus da PUC/RS, em junho de 2015). Autor de 50 artigos sobre Educomunicação. Entre seus livros destacam-se Do Santo Ofício à Libertação (São Paulo, Paulus, 1988), Para uma Leitura Crítica dos Jornais (São Paulo: Edições Paulinas, 1984), Para uma Leitura Crítica da Publicidade (São Paulo: Edições Paulinas, 1984), Sociedade da Informação ou da Comunicação? (São Paulo: Cidade Nova, 1996). Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação (São Paulo: Paulinas, 2011). Membro do Conselho Diretor do OLCAMI – Observatório Latinoamericano y Caribeño de Alfabetización Midiática e Informacional, com s e de na cidade do México. Especialista, representando a USP junto ao Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), para análise das pesquisas TIC Kis Online Brasil, desde 2011 até esta data.

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Pedro de Carvalho Pontual, PhD (PUC)

Mestre e Doutor em Educação pela PUC-SP, colaborador da Cátedra Paulo Freire do Programa de Pós-Graduação Educação e Currículo; Professor colaborador do Centro de Formação da Ação Educativa nos temas de Educação Popular e Paulo Freire; Presidente honorário do Conselho de Educação Popular da América Latina (CEAAL); membro da Diretoria da Campanha Latino americana pelo Direito à Educação? CLADE Brasil e membro do GT de Educação Popular e Pedagogias Críticas do Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (CLACSO). Coordenador da equipe de pesquisa Cultura como vetor de proteção em 5 regiões do Brasil: protagonismo de crianças e adolescentes nas políticas públicas, com financiamento do CONANDA/MDH. Tem experiência na área de educação, com ênfase na área de educação popular, atuando em temas como educação para a cidadania, políticas públicas, gestão democrática e participação social.
Obs.: Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

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Emilce José Cristian Goes, PhD (UFS)
Jornalista e professor voluntário de Jornalismo na Universidade Federal de Sergipe (UFS). É doutor em Comunicação (UFMG), com doutorado sanduíche na Universidade do Minho, em Braga, Portugal. É editor-chefe de A Pátria – jornal da comunidade científica de língua portuguesa, na Ilha da Madeira, Portugal. É mestre em Comunicação Social (UFS), tem especialização em Gestão Pública (FGV/Esaf) e em Comunicação na Gestão de Crise (UGF), e curso de Formação em Docência do Ensino Superior (UFMG). É graduado em Comunicação Social/Jornalismo (Unit). Atualmente é servidor público federal efetivo na Advocacia Geral da União (AGU). Foi diretor de imprensa e secretário de Comunicação da Prefeitura de Aracaju, repórter e editor em jornais e revistas em Sergipe, com colaborações para IstoÉ. Foi membro da Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas e presidente do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe.
Obs.: Informações coletadas do Lattes em 11/09/2019

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Eliana Sampaio Romão, PhD (UFS)
Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas/UFAL. Possui mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, bem como Pos Doutorado – estágio Sênior/bolsa Capes- realizado junto à Universidade do Porto – Portugal. Atualmente, é Professora Associado do Departamento de Educação(DED) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe/UFS. Foi coordenadora de área PIBID/Pedagogia – 2014/nov a 2017/jan, bem como por ocasião de sua implantação – 2009-2013. E, também, vice-coordenadora Institucional do Programa de Apoio a Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIFE – candidatura apresentada em outubro de 2013, também por ocasião de sua implantação. Desenvolve pesquisa a partir de narrativas, ora na área de formação de professor para os anos iniciais do Ensino Fundamental, ora no âmbito de leitura e escrita, tendo como sujeitos de pesquisa crianças pequenas e/ou concluintes do primeiro ciclo escolar. Atua também no campo de educação e comunicação a distância, potenciado pelas TIC humanizadeiras, como motes de pesquisa, palestras e produções.

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Tricia Kress, PhD (Mollon College)
Possui doutorado em Urban Education pela City University of New York (2006). Atualmente é Associate Professor da Molloy College. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo.
Education
Ph.D. in Urban Education The Graduate Center: City University of New York, 2006 Doctoral Certificate in Interactive Technology, Curriculum and Pedagogy
The Graduate Center: City University of New York, 2006 M.A. in English: Rhetoric, Speech and Composition College of Staten Island: City University of New York, 2000
B.A. in Political Science, Minor in English Coastal Carolina University, 1998.
Professional Experience
Associate Professor of Education, Molloy College 516.323.3158 – present;
Associate Professor, University of Massachusetts Boston, Boston, MA Graduate Program Director, Leadership in Urban Schools doctoral program 2013-2018;
Assistant Professor, University of Massachusetts Boston, Boston, MA Leadership in Urban Schools doctoral program 2007-2013;
Adjunct Assistant Professor, College of Staten Island: City University of New York, Staten Island, NY Department of Education 2006-2007;
Segue link com algumas de suas publicações: https://works.bepress.com/tricia-kress

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Lígia Beatriz Carvalho de Almeida
Profa. Adjunta dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal de Campina Grande, PB. Doutora em Educação e Mestre em Comunicação Midiática pela UNESP, bacharel em Rádio e TV pela USP e licenciada em Pedagogia pela USC. Tem experiência na área de Educação e Comunicação, atuando com: educomunicação, gestão da comunicação, rádio, televisão, relações públicas, publicidade, jornalismo e educação, comunicação educativa, tecnologia da informação na educação, mídia educação e metodologia da pesquisa científica. Líder do Grupo de Pesquisa EpisCom, que pesquisa epistemologia da educomunicação, vinculado à Universidade Federal de Campina Grande e certificado pelo CNPQ.

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Carolyn Wilson (UNESCO/MIL)
Educadora, autora e consultora premiada que trabalhou em alfabetização midiática e informacional e educação global por mais de 30 anos nos níveis primário, secundário e pós-secundário em educação e para bibliotecas, ONGs, indústrias de mídia e governos ao redor do mundo. É Presidente do Comitê Internacional de Direção da Aliança Global para Parcerias em Alfabetização de Mídia e Informação, uma aliança iniciada pela UNESCO com mais de 600 organizações de 80 países. Atualmente é coordenadora do programa de formação de professores na Faculdade de Educação da Western University. Para a UNESCO, Carolyn foi a principal redatora e coordenadora do Currículo para Professores de Alfabetização de Mídia e Informação (MIL), um documento que foi traduzido para 11 idiomas. O projeto do currículo da AMI incluiu o desenvolvimento, projeto e entrega de testes de campo e sessões de treinamento em Colombo, Sri Lanka, para a região da Ásia-Pacífico; em Pretória, África do Sul, para a região da África do Sul; e em Montego Bay, Jamaica, para a região do Caribe. Além disso, Carolyn é coautora das Diretrizes de Política e Estratégia da UNESCO para o desenvolvimento e implementação de programas e políticas de alfabetização midiática e informacional. Em 2017, Wilson recebeu o Reconhecimento e Reconhecimento de Realizações pelo Governo do Canadá, em uma declaração oficial feita na Câmara dos Comuns, pela liderança global em alfabetização midiática e informacional. Em 2012, ela foi reconhecida pela Excelência no Ensino do Conselho de Estudantes da Western University, no Canadá. Ela recebeu o prêmio Distinguished Contributions to Teaching de 2011 do Instituto de Estudos de Educação de Ontário, Universidade de Toronto, Canadá, e em 2005, Wilson recebeu o Prêmio do Primeiro Ministro Canadense de Excelência de Ensino pelo trabalho em alfabetização midiática e educação global. O Comitê de Premiação do Primeiro Ministro reconheceu Carolyn como uma pioneira incansável e defensora da educação global e da alfabetização midiática nos níveis nacional e internacional.

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Alexandre Le Voci Sayad (UNESCO/MIL)
É jornalista e educador, com especialização em negócios digitais pela University of Califórnia – Berkeley. Atualmente é fundador da ZeitGeist – Educação, Cultura e Mídia e Co-Chairman Global da GAPMIL (Aliança Global em Mídia e Educação) da UNESCO internacional, além de membro do Conselho Consultivo do projeto Educamídia (Instituto Palavra Aberta + Google). É autor do livro “Idade Mídia: A Comunicação Reinventada na Escola” (Editora Aleph), dentre outros quinze. É colunista de A Gazeta do Povo. É também fundador e membro da diretoria da Associação Brasileira dos Profissionais de Educomunicação (ABPEDUCOM) e membro do Conselho Científico da revista Comunicar (Universidade de Huelva, Espanha). Foi co-fundador da plataforma social MyFunCity (premiada pela ONU – WSA Mobile), do MEL (Media Education Lab), dentre outros. Nos últimos 15 anos escreve na grande mídia sobre educação, como em O Estado de S.Paulo. Na ZeitGeist, implementa projetos inovadores em educação para os setores privado, público e terceiro setor – como a transformação de escolas e curículos para as demandas do século 21 (Colégio pH e Escola Concept). Foi durante quinze anos consultor na área educativa e de investimento social privado para clientes como Instituto Claro, B.I International e 141 Soho Square. Nesse período também foi co-fundador e diretor de educação e mídia da Cidade Escola Aprendiz (reconhecida pela Universidade de Harvard como boa prática em educação). Fundou e foi diretor da Rede CEP (Rede de Comunicação, Educação e Participação), que atuava junto a governos por políticas de educação midiática. Editou publicações específicas na área de educação, como para as editoras Abril, Nova Cultural e Segmento. Foi colunista da Rádio Eldorado/ Brasil 2000 FM. Editou e participou também de livros na área de educação como Mídia e Escola (de Fernando Rossetti, para o Unicef) e Aprendiz do Futuro (de Gilberto Dimenstein, para a Editora Ática).
Para mais informações, acesse alexandresayad.com

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Sônia Casillas (Universidade de Salamanca)
Professora do Departamento de Didática, Organização e Métodos de Pesquisa da Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca. Ele ensina disciplinas em graus e Mestrados relacionados às Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à a educação. Em 2011, ingressou no Grupo de Pesquisa-Inovação em Tecnologia Educacional da Universidade de Salamanca (GITE-USAL) como pesquisador. Suas principais linhas de pesquisas estão relacionadas a: Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) aplicada à educação, trabalho colaborativo mediado por TIC, jogos sérios e competição digital Participou de 11 projetos de pesquisa (6 financiado pelo Ministério da Ciência, Inovação e Universidades; 2 europeus financiados pela Comissão Europeia; 1 artigo de contrato 83 com empresa financiada pela Fundação Vodafone; 2 chamada interna financiada pela Pontifícia Universidade de Salamanca e pela Universidade Técnica do Norte, Educador). Atualmente, participa de quatro projetos de pesquisa: “Utilização do número na pilotagem de equipamentos “scolaires ”, financiado pela Comissão Europeia; “O uso do Nano-MOOC como ferramenta para formação de professores em habilidades digitais ”, financiado pela Universidade Técnica do Norte (Ibarra, Equador); “Educação em habilidades e habilidades digitais (DIGICRAFT)”, financiado pela Fundação Vodafone Espanha e “Rede de Pesquisa Universitária e Inovação educacional Conectando redes e promovendo o conhecimento aberto (REUNI + D) ”. Financiado pelo Ministério da Ciência, Inovação e Universidades. Participou de diferentes congressos internacionais, principalmente relacionados a tecnologia educacional Esta participação está especificada em: 3 conferências plenárias, em torno de de 70 comunicações e mais de 15 comitês e organizadores científicos.

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André Luiz Fidelis de Azevedo (Coletivo Tururu/PE)
Pedagogo, formado pela Universidade Católica de Pernambuco e especialista em gestão educacional pela Faculdade Joaquim Nabuco. Co-Fundador do Coletivo Força Tururu, grupo que atua na região metropolitana do Recife através da comunicação popular e comunitária para a prevenção e enfrentamento das violências. É coordenador pedagógico da OSC Grupo AdoleScER, que atua em quatro comunidades pobres da cidade do Recife.

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Raul Marx Rabelo Araújo (NICE-DCOS/UFS)
Graduado em Comunicação Social Hab. Audiovisual, mestre em Cinema e Narrativas Sociais, professor voluntário da disciplina “Cinema, Educação e Direitos Humanos” do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Sergipe; pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Cinema e Educação (NICE-DCOS/UFS), coordenado pela Profa. Beatriz Colucci.

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Francisco de Assis Silva
Doutorando em Ciências da Comunicação pela USP. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1999) e mestrado em ECOLOGIA HUMANA E GESTÃO SOCIOAMBIENTAL pela Universidade do Estado da Bahia (2012). Atualmente é professor auxiliar da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo educacional, educação contextualizada, educação ambiental, gestão escolar e educação no semiárido.
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Edmea Oliveira dos Santos – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), na linha de pesquisa ” Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas”. Foi professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED/UERJ), durante o período de 2007 a 2018 (onde colabora, junto à linha de pesquisa “Cotidianos, redes educativas e processos culturais”). Editora-chefe da Revista Docência e Ciberculria (Proped/UERJ)., link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc. Líder do GPDOC – Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Observatório FORMACCE, Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Coordenadora do GT 16 – “Educação e Comunicação” da ANPED – Associação Brasileira de Pesquisa em Educação> (2017-2019, recondução até a presente data). Foi vice-presidente da ABCIBER – Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (2017-2019). Professora da disciplina Informática na Educação no curso de Pedagogia a Distância UERJ/CEDERJ. Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutora em Educação pela UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela UAB-PT, onde colabora esporadicamente no MPEL – Mestrado em Pedagogia do e-Learning . Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores. Áreas de atuação: “Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Didática, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online, EAD. Site/acervo: www.edmeasantos.pro.br Full professor of the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ).

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Márcia Marques (Universidade de Brasília -UnB)
Professora de jornalismo da UnB, Doutora em Ciência da Informação e Mestra em Comunicação pela Universidade de Brasília, graduada em jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Como integrante do GPCI, é pesquisadora do campo de formação de competências para a informação e a comunicação em rede em ambientes digitais. Integro o grupo de pesquisa Gestão da Memória e Jornalismo, atualmente envolvido em duas investigações: a que orienta o desenvolvimento de tecnologias e soluções para a organização e acervamento da informação e conhecimento no CeDoc da FAC e a que faz o mapeamento dos veículos que produzem jornalismo independente, com objetivo de entender as novas conformações do processo de produção jornalística.

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Pablo Boaventura Sales Paixão (Universidade Federal de Sergipe – UFS)
Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Complutense de Madrid, Mestre em Educação, Especialista em Comunicação e Mídia Digital e Bacharel em comunicação social, pela Universidade Tiradentes – UNIT. Professor permanente voluntário do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Integrante dos Grupos de Estudos em Comunicação, Educação e Sociedade – GECES (UNIT/CNPq); Competência em Informação (UnB/CNPq) e do Núcleo de Estudos em Mediação, Apropriação e Gestão da Informação e do Conhecimento (NEMAGI/UFS). Atualmente é Assessor de Comunicação e Eventos, além de Coordenador de Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Socorro.Tem experiência nas áreas de competência informacional e Inclusão Digital; tecnologias aplicadas à educação; Comunicação Organizacional, com ênfase em Relações Públicas e Marketing.

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Donaldo Pereira Macedo (University of Massachusetts Boston)
Possui doutorado em Language Behavior pela University of Massachusetts Boston com formação em The English High School, Universidade de Nova Iorque. É teórico-crítico, linguista e especialista em literacia, pedagogia crítica e estudos de educação multicultural. Atualmente é Distinguished Professor of Liberal Arts da University of Massachusetts Boston.

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