Palestrantes do 4º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação
Alexandra Okada | André Lemos | Denis Renó Luis Paulo Leopoldo Mercado | Maria João Loureiro | Patrícia Horta Alves |
Dra. Alexandra Okada é pesquisadora no Instituto dos Média do Conhecimento da Universidade Aberta da Inglaterra e consultora da Associação de Ensino de Ciências do Reino Unido. Ela também é professora convidada da pós-graduação da Universidade de São Paulo, Brasil, e da Universidade de Artes de Londres, Inglaterra. Seu interesse de pesquisa centra-se na coaprendizagem, pesquisa colaborativa e conhecimento coletivo. Os seus projetos Europeus mais recentes (2008-2011) foram ICOPER e OpenScout, cujos objetivos foram fornecer mecanismos para assegurar a cooperação de larga escala europeia para usuários acessarem de forma crítica conteúdo aberto educacional integrado.
Participa no projeto weSPOT – um ambiente de trabalho com tecnologias sociais, pessoais e abertas para Aprendizagem baseada em investigação. Sua pesquisa de pós-doutorado com foco em tecnologias de conhecimento dos média visam apoiar as comunidades abertas no projeto OpenLearn. Antes de entrar para a Universidade Aberta, Okada foi professora no Brasil, bem como consultora no Governo Brasileiro em diversos projetos educacionais, bem como a alfabetização digital e científica. Trabalhou como professora e formadora de docentes na área de Tecnologia Educacional para o Ensino Fundamental e Médio há mais de 15 anos no Brasil.
Lidera a Comunidade CoLearn de pesquisadores e professores. Tem bacharelato em Ciências da Computação, MBA em Gestão do Conhecimento e Marketing, mestrado e doutoramento em Educação. As suas publicações incluem mais de 55 artigos em conferências internacionais e revistas académicas, 30 capítulos de livros e 7 livros.
Dr. André Lemos (http://andrelemos.info) é engenheiro (1984), Mestre em Política de Ciência e Tecnologia pela COPPE/UFRJ (1991) e Doutor em Sociologia pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne (1995). Foi Visiting Scholar nas Universidades McGill e Alberta, ambas no Canadá (2007-2008) com bolsa de pós-doutorado pelo CNPq. É atualmente Professor Associado 4 do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da UFBA. Pesquisador “1 B” do CNPq, membro titular do Comitê Assessor do CNPQ para a área de comunicação (2009-2012) e Coordenador Geral do Comitê Assessor para as áreas de Comunicação, Ciências da Informação, Museologia e Artes do CNPq (2011-2012). André Lemos foi Presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação – COMPÓS (2001-2003), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da FACOM/UFBA (1999-2001) e Chefe do Departamento de Comunicação (FACOM/UFBA). Foi editor da Revista Textos de Comunicação e Cultura (atual Contemporanea) em 1997.
Foi professor visitante em várias universidades brasileiras e estrangeiras. Atualmente coordena um projeto de pesquisa no CNPq e um grupo cadastrado, o Grupo de Pesquisa em Cibercidade GPC (http://gpc.andrelemos.info/blog). Membro fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCIBER). André Lemos atua na área de comunicação e sociologia, com ênfase em cultura digital ou cibercultura. Tem 13 livros publicados/organizados e dezenas de artigos em revistas de qualidade nas áreas de comunicação e sociologia, nacionais e internacionais. Formou, até dezembro de 2011, 18 mestres, 7 doutores e 1 pós-doutor.
Membro de diversas comissões científicas de revistas nacionais e internacionais, particularmente das revistas Journal of Urban Technology (EUA), Sociétés (França), Teknokultura (Espanha), Canadian Journal of Communication, Space and Culture e Wi. Journal of Mobile Media, Canadá, entre outras. É membro do conselho consultivo internacional para a área de Digital Communities do Prix Ars Electronica (Linz, Austria) . Fez parte de diversas comissões nacional e internacionais como “Best of Blogs”, Siggraph 2013, Deutsche Welle (Bonn, Alemanha), Funarte, Petrobrás, Memefest, Prêmio Sérgio Mota, entre outros. Membro do conselho curador do Games For Change Latin America.
Dr. Denis Renó é Jornalista e documentarista, possui Mestrado (2006) e Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2010) e graduação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Paraíba (2003). Desenvolveu sua dissertação de Mestrado sobre Produção e Exibição de Cinema Documentário na Internet (financiado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), sob a orientação do prof. Dr. Sebastião Carlos de Morais Squirra, e sua tese de Doutorado em Comunicação Social no programa de pós-graduação da Universidade Metodista de São Paulo, onde pesquisou sobre Linguagens para o Cinema Documentário Interativo (financiado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), sob a orientação da profa Dra Elizabeth Moraes Gonçalves. Desenvolveu sua pesquisa de pós-doutorado na Universidade Complutense de Madri (Espanha), com o tema «Jornalismo Transmídia: Um estudo sobre a produção de reportagens para mídias digitais», sob a supervisão do prof Dr Jesus Miguel Flores Vivar.Desenvolveu outra pesquisa de pós-doutorado a Universidade de Aveiro (Portugal), com o tema «Touch Journalism: Linguagens para hiperjornalismo em dispositivos móveis», sob a supervisão do professor Dr. Fernando Ramos.
Tem experiência profissional na área de Comunicação, com ênfase em Audiovisual e Jornalismo Eletrônico, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e estudos de mídia, jornalismo, internet, interatividade e televisão, assim como em produções audiovisuais do gênero documentário. Prepara investigação para desenvolvimento de tese de livre-docência sobre ecologia dos meios na Fordham University (Estados Unidos) com o título «A mensagem é o meio: uma revisão da clássica ideia de Marshall McLuhan para os novos novos meios», sob a supervisão do prof. Dr. Paul Levinson. É professor com dedicação exclusiva do curso de Jornalismo e Opinião Pública da Universidade do Rosario (Bogotá, Colombia), professor permanente do Programa de Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Ponta Grossa, Brasil), professor visitante do Programa de Comunicação Social da Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha) e foi professor colaborador honorífico da Universidade Complutense de Madri, onde participou do grupo de pesquisa MidaLab.
Como pesquisador, atua no desenvolvimento de pesquisas sobre Comunicação, Jornalismo, Narrativa Transmídia, Cinema interativo, Narrativas Audiovisuais e Novas Tecnologias Digitais. É membro-associado da Media Ecology Association, participa do núcleo de pesquisa em Conteúdos Digitais e Convergência Tecnológica da Intercom, é co-fundador das redes internacionais ICE – Informação, Comunicação e Educação e da Red Transmediaticos. É autor de 67 artigos científicos publicados em revistas do Brasil, Espanha, México, Portugal, Colômbia, Peru, Polônia e Paraguai. É autor de 3 livros publicados em Espanha e autor de 15 capítulos de livro publicados em Brasil, Espanha, Equador, Colômbia e Portugal. Foi autor de conferencias em Brasil, Estados Unidos, Portugal, Colômbia, Espanha, Equador, México, Peru e Argentina.
Dr. Luis Paulo Leopoldo Mercado é Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Licenciado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Bacharel em Direito (CESMAC, 2012). Realizou Aperfeiçoamento em Formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (OEA/INEAM) e em Melhoria da Qualidade da Educação pela UNESCO (UNESCO/OEA). É Professor Associado IV vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, certificado pelo CNPq. Coordenador Institucional de Educação a Distância da Universidade Federal de Alagoas. Coordenador da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Alagoas.
Tem experiência na área de Educação a Distância Online e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação continuada de professores, educação a distância, Tecnologias da Informação e Comunicação. Avaliador Institucional do INEP. Avaliador ad-hoc da SEED/MEC, Sesu/MEC (Reuni), CAPES, CNPq, FINEP, FAPEAL. Possui publicações nacionais e internacionais na área de Educação a Distância, Tutoria Online e TIC na Educação. Orientou 30 Dissertações de Mestrado defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade de Aveiro (Portugal). Em 2012 orienta 6 Teses de Doutorado na UFAL, co-orienta 1 Tese de Doutorado na Universidade de Aveiro e orienta 3 Dissertações de Mestrado em Educação na UFAL.
Drª Maria João Loureiro é Doutora em educação. Docente do Deptº de Educação da Universidade de Aveiro. Áreas de interesse: Educação em Ciências, TIC na Educação e Avaliação.
Drª Patrícia Horta Alves é Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco desde 2011. Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2007). Em 2006, com a supervisão geral do Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares, assumiu a função de Administradora de Entidade dos Programas de Educação a Distância do Núcleo de Comunicação e Educação – NCE/USP no ambiente eProInfo (SEED/MEC), e também como Coordenadora Geral de Tutoria do Programa de Formação Continuada: Mídias na Educação no estado de São Paulo.
Tutora em Ensino a Distância do Curso: Mídias na Educação, desenvolvido no âmbito da SEED/MEC, sob a coordenação do NCE/USP; e também como Coordenadora Geral de Tutoria do Programa Mídias na Educação pela SEED/MEC do estado de São Paulo, no ano de 2005. Desde 1997 exerce a função de Professora Colaboradora do Núcleo de Comunicação e Educação, NCE/USP. Tem experiência profissional e docente nos campos teóricos da Educomunicação, Educação, Comunicação e Sociologia. Na área de Ensino Superior atuou, com ênfase em disciplinas que visam às práticas pedagógicas e sociais oriundas das mídias e suas linguagens, sob o fundamento teórico da Educomunicação.
Pós-doutor pela Universidade do Algarve-CIAC, Portugal. Doutor em Comunicação pela PUC-SP. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. Autor do livro Roteiro para as Novas Mídias: do Cinema às Mídias Interativas (3. ed. rev. e ampl. Senac, 2010). Convidado pela Escuela Internacional de Cine y TV San Antonio de los Baños, ofereceu em 2010 o curso Guión para los Nuevos Medios para os alunos do 2º e do 3º ano do Curso Regular. É professor, pesquisador, consultor, realizador e autor nos seguintes temas: narrativa transmídia, alternate reality game-ARG, cinema, hipermídia, narrativa interativa, narrativa complexa em cinema, novas mídias, novas tecnologias, tecnologia e estilo fílmico, TV digital interativa, vídeo, web TV.